Isolamento Térmico

Geral: O conforto térmico é fundamental nas grandes construções residenciais, comerciais e em obras de infraestrutura para grandes eventos, aquelas que recebem grande público, tais como estádios, centros comerciais, portos, aeroportos, rodoviárias etc.

Além do aspecto “conforto”, há que se destacar a preocupação crescente com os aspectos ambientais e de conservação de energia, na qual o isolamento térmico, especialmente em países tropicais como o Brasil, ganha importância no quesito “sustentabilidade”. Sua empresa deverá estar capacitada e possuir as certificações International Organization for Standardization (ISO) necessárias ao trabalho. Merece atenção também a observação pela sua equipe das normas de segurança do trabalho.

Tendências e Oportunidades:

Economia e segmento em expansão: Os grandes eventos desportivos – Copa do Mundo da FIFA 2014, Copa das Confederações 2013 e Olimpíadas de 2016 – têm atraído para o Brasil um grande fluxo de recursos. Estima-se que até 2014 a economia do país terá um incremento de R$ 183 bilhões até 2019. Merece destaque a participação da construção civil na absorção destes investimentos.

Infraestrutura é destaque: Além dos estádios e demais instalações para os jogos, também são elevados os valores investidos em infraestrutura de transporte, saneamento, entre outros, somando um montante de R$ 33 bilhões.

Clientes:

Fornecimento às grandes obras: As melhores oportunidades para os pequenos negócios estão no fornecimento de produtos e serviços aos grandes consórcios, inserindo-se na cadeia de fornecimento das obras de grandes estádios, portos e aeroportos que servirão aos grandes eventos esportivos que se avizinham.

Empreendimentos imobiliários, manutenção e reparos: Além das grandes obras públicas, outras grandes obras privadas, como a construção de hotéis e centros comerciais, bem como várias manutenções e reparos, demandarão os serviços de instalação de produtos e sistemas de isolamento térmico e acústico nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014

Produtos e Serviços Demandados:

Principais demandas: Vêm das grandes obras que abrigarão o público dos grandes eventos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e Olimpíadas 2016, por sistemas de isolamento térmico, com baixo impacto ambiental, que propiciem economia de energia e que sejam intrinsicamente seguros na sua aplicação e no seu uso continuado.

Outras demandas: As empresas prestadoras desse serviço recebem ainda demandas dos setores residencial, escritórios comerciais e instalações industriais, sendo que para estes são necessárias habilitações e certificações técnicas adicionais.

Concorrência:

Qualidade: Aproximadamente 60% das empresas registradas neste segmento são classificadas como micro ou pequenas. A qualidade do produto utilizado, incluindo o atendimento aos padrões, normas técnicas e especificações do cliente, bem como a qualificação dos profissionais, é fundamental nessa atividade.

Dica do Especialista:

“O isolamento térmico deixou de ser um item de acabamento e conforto e passou a ser um elemento viabilizador de construções ambientalmente mais sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético. A adoção de novos materiais e de processos de aplicação e instalação tecnicamente mais sofisticados são fundamentais na construção civil”.

Fonte: Sebrae 2014

Arpressi